☸Battleship IA – Capítulo 3

126
Tradutor & Revisor: LuanKing

____________________________________________________________________________________

Capítulo 3 – Super humano
Vega falou.
「Porque ele pensa em si mesmo como humano, as restrições normalmente colocadas na IA não funcionam」
「O que deveríamos fazer?」
「Para evitar que ele fique fora de controle, é necessário um aconselhamento a longo prazo」
「Tal coisa…」
Ambas estavam tentando esconder suas vozes agora e o intercomunicador estava desligado. No entanto, os alto-falantes da ponte ainda estavam funcionando.
「O model* da IA não é apenas projetado para controlar a IA, também limita seu poder. Observando ele interceptar aqueles projéteis agora, as habilidades de manobra dele são muito melhores que a do Ajax. No caso do Ajax, o engenheiro teria que calcular as trajetórias e inseri-las manualmente, mas a Asagaya fez isso sozinho. Em certo sentido, ele é uma IA definitiva」
[LK: MODEL= Raciocínio baseado em modelo de IA refere-se a um método de inferência usado em sistemas especializados com base em um modelo do mundo físico.( como se fosse um superior virtual da IA).]
「Não importa o quão bom ele esteja a manobrar, sem o model de IA, ele poderia jogar-nos aleatoriamente no vácuo. Sim, se ele acha que ele é humano, ele pode simplesmente fazer isso」
「Está tudo bem, ele parece ser bom」
「Princesa! O que você está fazendo!?」
Um terceiro grupo de repente gritou. Curiosamente, mudei para a câmera da ponte. Lá, vi um oficial do sexo masculino subir a escada e correr para o assento do capitão. Das marcas no peito, posso dizer que ele é um comandante. O outro eu trouxe seus dados.
Comandante Madiro · Comum, 54 anos. Começou a servir aos 18 anos de idade e esteve na vanguarda de muitos conflitos imperiais. Na batalha do sistema Dni há 2 anos, seu Cruzador tomou um navio de guerra inimigo. Devido a isso ele recebeu uma medalha de cidadão. As cicatrizes que vão de sua testa para a bochecha direita são da época. Atualmente atua como o primeiro oficial no Cruzador de batalha Ajax. Sem o status real da princesa Sohara, ele teria sido promovido a capitão temporário.
Madiro bateu continência na frente de Sohara. Ele era um gigante de dois metros de altura.
Ele começou a falar.
「Princesa, este não é o momento de conversar com uma civil! Você deve começar o contra-ataque! 」
Vega repreendeu-o.
「Eu não sou civil, mas uma oficial encarregada da IA」
「Não importa. Você é um conselheiro mais do que um soldado. Você deveria simplesmente se fechar no pod de evacuação 」
「Não, a princesa está em uma importante junção na batalha agora. Como há um problema com a IA, eu deveria ficar aqui 」
Madiro olhou para a tela principal, ele podia ver claramente a situação das forças amigas.
「Um problema com a IA? Você quer dizer a ação atrasada há pouco tempo atrás? Isso não foi corrigido, pois evitou os projéteis? 」
「Ainda não」
Sohara falou.
「O Ajax foi substituído por uma IA não cooperativa. Eu tenho discutido com ela, mas não há como trazer de volta o Ajax no momento 」
「Por que é necessário trazer de volta o Ajax? Não podemos usar essa? Uma IA é, afinal de conta uma ferramenta, todas são iguais. 」
「Asagaya ainda não obedeceu a nenhuma ordem. Não podemos confiar em uma IA inconstante」
「O capitão não o ordenou? Isso é impossível!」
「De acordo com a tenente Vega, ele está ignorando o model de IA」
「Isso não e possível. O model IA é a fundação de todas as IA’s. Se estiver ignorando os comandos do Capitão, não seria devido ao model IA, seria devido a outra razão 」
「Outra razão?」
Madillo desviou o olhar dela.
「Embora seja difícil dizer. Talvez a nova IA não a reconheça como capitã? 」